quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fé e Perseverança

Fé e Perseverança - Isaias 38:1 ao 8

Introdução: Certa vez ouvi um testemunho contado por uma cantora gospel, sobre um homem dedicado ao seu trabalho, onde ocupava um excelente cargo. No entanto, suas atribuições faziam com que não tivesse tempo para ficar com sua família, quando este homem voltava para casa não encontrava satisfação e já não tinha prazer em estar com sua esposa e filhos. Com o passar do tempo, este mesmo desprazer tornou-se rotina em seu trabalho fazendo com que perde-se o interesse pela família, trabalho e por sua vida.
Em uma manhã de sábado, disposto a suicidar-se, saiu sem destino, mas com a certeza de que naquele dia tiraria sua vida. Quando passava por uma praça, ao perceber uma grande movimentação, foi ver o que estava acontecendo. Tratava-se de um evento gospel, e exatamente no momento que se aproximou a cantora trazia uma mensagem, em que fez um apelo que dizia: “Se há alguém aqui nesta manhã que desistiu de viver, Deus pode restaurar sua vida”.
No outro dia, este homem procurou uma igreja, onde ele e sua família estão servindo a Deus! Seu coração e sua casa foram restaurados pelo Deus todo poderoso!


1) No capitulo 38 de Isaias, o rei Ezequias foi acometido por uma enfermidade e recebeu a noticia de que não sobreviveria; V:1
Por isso deveria colocar sua casa em ordem, ou seja, perdoar quem precisava de seu perdão, pagar suas dividas, resolver os problemas pendentes do reino etc.

No Novo testamento, a casa é utilizada para se referir ao coração do homem. Diante disto, será que nosso coração esta em ordem? ou encontra-se aflito, angustiado, depressivo?

2) No versículo 2, percebemos que Ezequias diante da dificuldade voltou-se para Deus em oração.

No entanto, muitas vezes questionamos e culpamos Deus por nossas dificuldades e desfalecemos em nossa Fé.

3) Deus ouviu a oração de seu servo e lhe acrescentou 15 anos de vida de acordo com o verso 5.
O que precisar ser acrescentado em nossa vida hoje? (Amor no casamento, Amor pela Vida, Saúde, fé?).

Conclusão

Ezequias teve fé e foi abençoado por Deus, mesmo quando sua vida não tiver sentido, ou que os problemas sejam impossíveis de se resolver ao seus olhos. Não desista, Deus é contigo!

Aconselhamento

Aconselhamento – Isaías 9:6

1) Jesus é o maior exemplo de Conselheiro. Desde seu tempo, até os dias de hoje encontramos conselhos em sua palavra. (Isaias 9:6)

Ele foi procurado por Enfermos, pescadores, líderes e para cada pessoa tinha uma palavra abençoadora.


2) Conselheiro: A palavra deriva do vocábulo “Consiliariu”,sendo seu significado: “aquele que se assentava na assembleia”, que era formado por um grupo de homens sábios, que eram consultados até mesmo pelo próprio rei em sua época.

Hoje, todos nós em algum momento fazemos o papel de Conselheiro; Col 3:16


3) Devido à fé que professamos, somos procurados por amigos na escola, no trabalho, familiares, querendo uma palavra da parte de Deus;
Em todo conselho que damos, precisamos ter como objetivo Edificação e Unidade; 1 tess 5:11

E alcançaremos este objetivo quando nossos conselhos foram baseados na palavra de Deus!!!

Conclusão

Dizem que se conselho fosse bom se vendia, este é nosso papel levar uma palavra da parte de Deus, não por interesse próprio, mas para que o nome de Deus seja glorificado.

Diferente do que se fala, dar conselho é bom sim, quando somos guiados pelo Espírito Santo.